Hands Financeiro – Goiânia

Análise SWOT – Descubra aquilo que precisa ser melhorado em sua empresa!

Para manter uma empresa que irá alcançar o sucesso, é preciso conhecê-la como um todo, aplicando ferramentas que viabilizem a sua análise para que possa ocorrer a identificação de melhorias necessárias. Uma das formas de realizar isso, é por meio da análise SWOT. 

Esta análise é uma ferramenta comumente usada pelo marketing, porém, levanta informações importantes sobre o negócio como um todo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a análise SWOT, como ela funciona e de forma ela indica o que precisa ser melhorado em sua empresa. 

Continue lendo e confira!

O que é a análise SWOT?

Também conhecida como análise FOFA, as letras de SWOT significam: 

S – Strengths – Forças

W – Weaknesses – Fraquezas

O – Opportunities – Oportunidades

T – Threats – Ameaças

Ao passo que FOFA, é a sigla para a tradução dessas palavras para o português. 

Essa análise estuda aspectos internos e externos da empresa, ou seja, é a reflexão sobre as forças e fraquezas internas da empresa e a identificação de oportunidades e ameaças externas. 

Para compreender melhor como funciona, vamos pensar em cada um desses aspectos separadamente: 

Forças – Aspecto interno 

Esse aspecto deve ser pensando na parte interna da empresa, ou seja, analisar o que há de positivo e forte dentro do seu empreendimento. 

Sendo assim, a estrutura que você tem ao seu dispor, colaboradores capacitados, bons fornecedores, capital para investimento, planejamento, entre outras coisas que se referem a empresa de forma interna são consideradas forças. 

Fraquezas – Aspecto Interno 

As fraquezas também devem ser identificadas de forma interna, sendo a análise do que ainda não está da forma mais adequada para o funcionamento adequado da empresa. 

Tudo que foi citado nas forças que não estiver satisfatório, acaba por se tornar uma fraqueza do negócio. 

Oportunidades – Aspecto externo 

A partir das oportunidade, a análise que será feita é a do mercado como um todo.

Analisando as oportunidades, você irá identificar como o mercado está, quais são as tendências, o que o público tem buscado e consumido e como sua empresa se encaixa nisso, para que, assim, ela consiga se destacar 

Ameaças – Aspecto externo 

As ameaças também devem ser consideradas externamente, de forma a analisar que ameaças o mercado traz para o seu negócio.

Observar a concorrência e perceber o que pode ameaçar o seu negócio é uma forma de mapear esse Aspecto externo. 

Qual a relevância dessas informações? 

Fazer a análise SWOT é uma forma de compreender os aspectos positivos e negativos da sua empresa, o que é importante para direcionar as ações que serão desenvolvidas para corrigir os pontos negativos e potencializar os positivos. 

Para realizar a análise SWOT de forma correta e eficiente, e mais, saber como utilizar os dados levantados, pode ser viável ter o auxílio de um profissional que irá lhe oferecer o suporte necessário para isso.

Essa ação pode ser a chave para o funcionamento efetivo da sua empresa. 

Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!