Hands Financeiro – Goiânia

Carta de Responsabilidade da Administração – O que é?

Entenda a importância da Carta de Responsabilidade da Administração para sua contabilidade

Saiba o que é e como funciona a carta de responsabilidade da administração e garanta a atuação regular da sua contabilidade

Contador, o papel que você exerce dentro de um negócio é de suma importância, ainda que muitos empresários nem sempre vejam isso… 

Mas nós, e você, sabemos o quanto cada pormenor que é cuidado pela sua contabilidade é vital para o futuro dos seus clientes, o que, consequentemente, faz com que você tenha sempre uma grande responsabilidade para lidar. 

E quando se trata de responsabilidades que envolvem terceiros, é sempre imprescindível ter formas de garantir a segurança de ambas as partes, e esse é o papel da carta de responsabilidade da administração. 

Por sabermos da importância desse documento, preparamos o artigo de hoje para trazer informações importantes sobre o assunto. 

Carta de responsabilidade da administração – O que é e como funciona? 

A carta de responsabilidade da administração é um documento contábil que você deve ter em mãos, sendo fornecido pela administração das empresas as quais você atende. 

Isso porque essas cartas evidenciam a responsabilidade das empresas para com o controle interno de seus negócios e com o fornecimento de informações e documentos necessários para que você, contador, possa realizar seu trabalho. 

No Art. 2º da Resolução do CFC nº 987/03, está formalizada a obrigatoriedade deste documento. 

Isso isenta a responsabilidade da contabilidade? 

Essa é uma dúvida comum quando se trata da carta de responsabilidade da administração, justamente por aparentar que toda a responsabilidade estará sob a empresa, contudo, não é esse o caso. 

A sua contabilidade segue sendo responsável pela execução adequada de todos os serviços contábeis contratados, e, com a carta de responsabilidade da administração em mãos, você tem condições de cobrar documentos, informações e afins.

Com isso, fica clara a responsabilidade da empresa, contudo, é importante lembrar que você, como contador, possui as suas responsabilidades também. 

O que deve constar na carta de responsabilidade da administração?

Para deixar isso claro, vamos deixar aqui um checklist do que deve constar neste documento: 

Garanta completa conformidade para sua contabilidade 

Esse é um aspecto importante ao qual você deve se atentar, contudo, existem outros pontos fundamentais que exigem sua atenção para que sua contabilidade funcione de forma adequada.

E para que você possa focar em garantir a conformidade dos serviços que realiza, conte conosco, da Hands, para cuidar dos outros aspectos fundamentais para você! 

Nós possuímos a expertise e experiência necessárias com contabilidade para garantir a eficiência dos seus números enquanto você cuida com máxima excelência de seus clientes.

Sendo assim, não hesite em contar conosco!